25 mar

Sabemos que alguns conteúdos que você precisa estudar – e que são muito importantes para o vestibular – são um pouco extensos e cheios de detalhes. Por isso, resolvemos dar uma forcinha indicando alguns filmes para te ajudar a organizar todo esse conhecimento que você é capaz de adquirir.

A contribuição é do professor Mário Bolpato, que dá aulas de Língua Portuguesa  para as turmas do Ensino Médio e Pré Vestibular do COC. Então aproveite, chame os amigos, prepare a pipoca e programe um final de semana de muito conhecimento com essas dicas:

 

  • Histórias Cruzadas (The Help, 2011, Tate Taylor): a luta pelos direitos civis é a base desse filme, que aborda temas como racismo, segregação e preconceito, a partir da história de empregadas negras que se dividiam entre o desejo de lutar por seus direitos e o medo de serem punidas por isso. O enredo abre debate para discussões sobre os direitos das mulheres, mais especificamente as empregadas domésticas da época. Para instigar um pouco mais a sua curiosidade, saiba que a atriz Viola Davis deu algumas declarações revelando ter se arrependido de seu papel no filme, por não sentir que foram ouvidas as vozes de mulheres, como sua mãe e sua avó. Segundo ela, faltou dar espaço para ouvir como se sentiam as empregadas pobres e negras daquela época. Ta aí um bom motivo para você entrar nesse debate também!  
  • A Terra é Plana (Behind the curve, 2018, Daniel J Clark): Será mesmo que podemos chamar o globo terrestre de globo? É essa a dúvida que os terraplanistas tentam trazer com suas teorias que contrapõem a ciência que conhecemos. Neste documentário a principal questão é tentar entender porque os terraplanistas realmente acreditam que a terra é uma espécie de domo, sem curvas, com um paredão formado pelas geleiras da Antártida nas bordas do planeta. Mais do que desvendar esse enigma, você vai ter a chance de promover um bom debate depois de assistir esse filme.
  • Xingu (2011, Cao Hamburger): aqui já vamos começar com uma dica do diretor: “o filme é bom para treinar o olhar do público”. A história da expedição pelo Rio Xingu feita pelos irmãos Villas-Bôas traz à tona um importante debate sobre a defesa dos povos indígenas e a preservação das florestas, indo de encontro às iniciativas desenfreadas que objetivam o crescimento econômico.

 

Agora é a sua vez! Assista aos filmes, reflita, discuta e depois conta pra gente o que achou. Com certeza essas experiências vão te deixar ainda mais cheio de conhecimentos e pronto para o vestibular. 

Deixe um comentário