23 abr

Você nunca pensou que te indicariam séries para estudar, né? Mas com foco e olhar atento aos detalhes, dá pra unir lazer e conteúdo complementar para os estudos.

Nas plataformas audiovisuais na internet você pode encontrar produções para todos os gostos: drama, comédias românticas, terror, documentários, grandes clássicos e até filmes trash, sejam eles de grandes estúdios ou produzidos de forma independentes.

O importante é você saber que eles podem te oferecer muito mais do que minutos de risadas ou lágrimas. Muitos filmes e séries disponíveis podem te ajudar a assimilar diferentes acontecimentos históricos e contextos sociais.

Pensando nisso, resolvemos indicar algumas séries ou filmes que podem ajudar a complementar questões aprendidas em sala de aula! O colaborador de hoje é o professor Mário Bolpoto, que dá aulas de Língua Portuguesa em todas as turmas do Ensino Médio e Pré Vestibular.

 

  • One Day at a Time (Netflix, 2017, 2 temporadas): a série é sobre o dia a dia de uma família cubano-americana composta por uma mãe ex-militar, dois filhos e uma avó que foi de cuba para os EUA, além dos outros participantes que permeiam a rotina da família. A série traz, de uma forma leve e descontraída, temas como homofobia, a questão dos descendentes de latinos em terras norte-americanas, a situação de ex-soldados que serviram aos Estados Unidos e suas vidas pós-guerra e outras questões mais triviais, mas que são capazes de levar à reflexão.
  • Black Mirror (Netflix, 2011, 5 temporadas): Black Mirror é uma excelente série para pensar sobre a sociedade contemporânea e sua relação com a tecnologia. A ficção científica, que possui críticas sérias e ao mesmo tempo satíricas, traz a tona as possibilidades não muito positivas que o domínio das tecnologias pode oferecer.
  • La Casa de Papel (Netflix, 2017, 2 temporadas): apenas um roubo histórico? Um “recado” ao sistema capitalista? Na série de língua não inglesa mais assistida pelos usuários da Netflix, os protagonistas planejam promover um roubo histórico na Casa da Moeda espanhola e, para isso, fazem reféns, ludibriam a polícia e trazem debates sobre o funcionamento da economia e a relação com o dinheiro.

 

Essas séries, que abordam diferentes temas, podem te ajudar a enxergar algumas questões sociais, históricas e culturais sutilmente e te fazer refletir novamente sobre questões, sejam elas cotidianas ou não, que são fruto da sociedade.

E você, já assistiu a alguma dessas séries? Compartilhe com a gente!

Deixe um comentário