02 jan

Mais um ano começou e, com certeza, você já está pensando em novas metas para ele na escola como, por exemplo, se organizar melhor, não faltar às aulas e prestar mais atenção nos conteúdos, certo? Então, para te ajudar, separamos algumas dicas sobre organização, um fator muito importante na hora de preparar a rotina de estudos.

Você está sempre com tablet, celular, computador ou outro dispositivo em mãos e checa o tempo todo diferentes redes sociais? Já abriu um livro, resolveu pegar o celular e acabou se perdendo?

Se você respondeu sim para essas duas perguntas, responda também mais uma: você consegue manter o foco em alguma atividade específica, enquanto desempenha várias outras?

Se você ficou meio em dúvida se a rotina cheia de conexões e redes e assuntos te deixa sem foco e organização para desempenhar suas atividades rotineiras, você pode encontrar aqui algumas dicas para começar bem o ano escolar, seja com foco no vestibular ao final do ano ou apenas para ficar em dia com o Ensino Médio, e até ganhar mais disposição para exercitar novas práticas!

Qual a importância da organização no dia a dia?

Para Daniel Levitin, neurocientista e autor norte-americano, “o segredo para lidar com um mundo hiper conectado é saber como ser organizado”. Mas afinal, o que é ser organizado?

Em entrevista à exame, o autor define que ser organizado “significa ser capaz de focar no que é mais importante e fazer aquilo que for prioritário. Se não nos organizamos e não definimos nossos objetivos, deixamos o mundo externo decidir nossas prioridades. Então não somos capazes de escolher em que iremos prestar atenção.”

Aplicando essa definição à realidade de um estudante prestes à prestar vestibular ou que está querendo aproveitar os momentos do Ensino Médio com qualidade e eficiência, organizar-se é importante para definir prioridades na hora de estudar para uma prova, elaborar um trabalho para uma matéria específica e, ainda, garantir um tempo livre de qualidade para curtir e aproveitar momentos de descontração.

Parece um pouco óbvio, mas não é. Basta refletir: quantas vezes você já usou mais de uma rede social ao mesmo tempo, tentou estudar dois temas diferentes ou começou a fazer tarefas diferentes ao mesmo tempo e, curiosamente, não terminou nenhuma como gostaria?

Tudo bem, você pode até dizer que faz isso às vezes…, mas, vem cá, é necessário mesmo? Uma coisa muito melhor que isso é dedicar um tempo certo para cada atividade do dia. Pode separar em planilha mesmo, definir quanto tempo você tem fora da escola na semana e dividir os horários para não deixar nada de fora.

E claro, não esqueça de tirar algumas horas para se divertir também. Ir ao cinema, curtir com os amigos, a família, namorar um pouco, curtir com os amigos e tirar um tempo para se cuidar é muito importante também!

Confira algumas dicas para se organizar na hora dos estudos:

Agora que você já entendeu que não dá para estudar com o celular na mão e o notebook ligado na mesa ao lado (exceto, claro, se você estiver vendo algum conteúdo relativo à matéria estudada no momento, ok?), é hora de separar as matérias para estudar focado em um determinado tema e evitar distrações durante os estudos.

Para definir as matérias e o tempo para cada uma, preste atenção naquelas que você tem mais ou menos dificuldade, para tentar dividi-las com pesos diferentes, para que você exercite mais as que sentir mais necessidade e ainda assim não deixar de estudar as que você tem mais afinidade e facilidade. Todas elas são importantes e você não vai deixar passar nada importante se mantiver a organização.

Como a gente vem dizendo desde o início, defina prioridades. Se você está na semana de provas das matérias de humanas, não custa dar um pouco mais de atenção às matérias relacionadas, né? Conteúdo fresco na cabeça é o melhor remédio para ir bem nas provas!

A organização começa com as pequenas coisas. Primeiro você entende seu cronograma de aulas, depois verifica os temas dos conteúdos programáticos, pensa na disposição de tarefas na semana e aí começa a definir a ordem de prioridades, prazos e datas para realizar tudo o que precisa.

E se você ficou com vontade de se sentir mais organizado e preparado, a gente te ajuda a desenvolver uma planilha ideal para seus compromissos e objetivos. Se liga nos passos:

  1.  Faça uma planilha que contemple todos os dias da semana e as 24h do dia;
  2. Assinale os dias e horários regulares e extras de aula;
  3. E os horários que você dorme e costuma fazer suas refeições;
  4. Marque também os horários fora da escola que você possui outros compromissos: academia, aula de idiomas, dança etc.,
  5. Comece a definir os horários que ficaram vagos com estudos;
  6. Não esqueça de equilibrar com momentos para descanso e lazer.

Viu só? Depois de fazer a planilha, é só começar a se adaptar aos horários e tarefas definidas. Se você sentir necessidade de alterar alguma coisa, é só fazer conforme suas necessidades.

Só não vale esquecer de cumprir as tarefas! No final das contas você vai ver a diferença que uma simples mudança pode fazer no seu dia a dia.

Conte com o COC para ir mais longe! Conheça nossa metodologia: https://www.cocsjc.com.br/conheca-o-coc/.

Deixe um comentário