23 out

Os temas da redação do ENEM são sempre um mistério que preocupa os alunos. O que será que vai cair? Como escrever um bom texto se não sei o assunto antes? Calma! Tentamos adivinhar alguns assuntos que podem aparecer no exame:

  • A crise no sistema penitenciário brasileiro

A lotação de detentos e a disputa entre as facções criminosas tem estremecido o convívio nos presídios e se tornado um desafio para os órgãos públicos de segurança.

Dica: leia “Memórias do Cárcere”, de Graciliano Ramos; “Vigiar e Punir”, de Michel Foucault e a trilogia do médico Dráuzio Varella com “Estação Carandiru”, “Carcereiros” e “Prisioneiras”. Assista também o filme nacional “Carandiru”.

  • Depressão e suicídio

O crescente aumento de jovens com depressão e que, infelizmente, vem a cometer suicídio exige a discussão do tema.

Dica: leia “O suicídio” de Émile Durkheim e “A sociedade do cansaço” do filósofo Byung Chul-Han.

  • O trabalho escravo na atualidade

Ainda existem muitos trabalhadores submetidos a condições degradantes de serviço em propriedades urbanas e rurais.

Dica: fale sobre os porquês do trabalho análogo à escravidão permanecer existindo no Brasil. Ex: o território muito extenso e difícil de fiscalizar do país e os altos índices de analfabetismo e evasão escolar.

Essas são algumas apostas do COC SJC para o tema da redação do ENEM 2018! E uma dica extra: faça uma seleção atenta e cuidadosa das informações que vai incluir no texto. O repertório precisa ser produtivo! Ele tem que servir para comprovar realmente o argumento que está sendo discutido. Nada de citações muito vagas e genéricas, hein?

Gostou das dicas? Se prepare para o ENEM e para os vestibulares com quem entende do assunto, o COC SJC! Ensino Médio 2019 com matrículas abertas:

Avenida Doutor Nelson D’Avilla, 1202 – São José dos Campos (12) 2134-9300

Deixe um comentário